top of page

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Por outro lado, ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.
A narrativa faz parte da vida da criança desde quando bebê, através da voz amada, dos acalantos e das canções de ninar,
que mais tarde vão dando lugar às cantigas de roda, a narrativas curtas sobre crianças, animais ou natureza. Neste sentido, é fundamental para a formação da criança que ela ouça muitas histórias desde a mais tenra idade.
Para que um Ponto de Leitura possa ser organizado dentro dessa
concepção, é necessário romper com algumas tradições de modo a torná-lo de fato um espaço democrático e que, ao mesmo tempo, estimule a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade e o interesse por conhecer e desenvolver a prática de leitura. Esse espaço pode ser estendido para além de seu espaço físico principal, de modo que seu acervo e as produções das crianças possam ser expostas.
Considera-se, ainda, que esse espaço físico pode ser expandido para o virtual a fim de que a equipe atuante no Ponto de leitura infantil usufrua de toda a rede de conhecimento intra e extra biblioteca.

 

I'

Pontinho de cultura infantil

 

O bairro Lagoa Redonda, onde está localizada a sede do Pontinho de Cultura, possui uma área preservada de Mata Atrantica com mangues e belas lagoas.       Por ser rodeado de lagoas, como; Redonda, Precabura e Muritipuá, possui um clima ameno e agradável, com grande incidência de ventos, ideal para quem quer fugir das altas temperaturas encontradas em Fortaleza. A área é voltada para o comércio, que vem em um contínuo desenvolvimento, gerando mais emprego e renda para a população.                                                                      

Vale ressaltar que há uma grande quantidade de crianças e adolescentes usuários de drogas, vítimas de abuso e exploração sexual, apresentando quadro de desnutrição, como também, número cada vez mais alarmante de adolescentes grávidas.                                                                        

Para suprir as necessidades de leitura e informação em uma região desprovida de equipamentos culturais, criou um espaço de estimulo a leitura para crianças e toda comunidade. Um espaço diferenciado que integra os jovens, onde há troca de informações e experiências que se iniciam nas oficinas e atividades de leitura e construção de histórias, nasce daí o Ponto de leitura infantil.                                                     

                                                 George Sósa               

bottom of page